Campinas / SP - sexta-feira, 26 de abril de 2024

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

INFORMAÇÕES PARA PAIS

 

É comum ouvirmos e vivenciarmos a ansiedade dos pais referentes aos seus filhos: como lidar com as birras, as dificuldades referentes ao sono os problemas de apetite e de relacionamento.

Nada mais justo: criança não vem com “bula”! E os pais terão uma longa estrada a caminhar para conhecê-las e ajudá-las a trilhar e criar seu próprio caminho...e quer acreditem ou não este caminho começa já desde o início.

A intenção nestes artigos será tratar de aspectos e comportamentos que afetam diretamente a saúde da criança e como podemos atuar para garantir o seu bem estar e saúde.

É importante ter em mente que nossos órgãos e sistemas podem sofrer a interferência na presença de qualquer emoção (alegrias, tristeza, decepções) ou pensamento e que na infância é mais comum a ocorrência da “somatização” destas emoções numa gama de sintomas ou sinais, tais como inapetência , tiques, tosse, pigarro, xixi na cama, falta de apetite, birras, agressividade.

Desta forma, sempre é importante a observação dos fatores que antecederam o surgimento e como evoluem especialmente porque este fato será de grande importância para a condução do tratamento homeopático.

Outro fator que precisa ser considerado é o fato de que a criança está sujeita e vulnerável a própria personalidade e atitude dos pais e do ambiente ao seu redor (incluindo a personalidade da pessoa que efetivamente cuida da criança na ausência dos pais que trabalham e das creches e escolinhas onde elas permanecem a maior parte dos dias e das demais crianças ao seu redor).  

Em relação aos pais é necessário salientar que quanto mais precoce e desfavorável for o relacionamento com a criança maior e mais profundo será o prejuízo ao desenvolvimento, assim atitudes tais como superproteção, rejeição (franca ou velada), ansiedade, perfeccionismo, neuroses e abusos da criança desencadeados por uso de álcool , drogas entre outros desencadearam o surgimento dos chamados distúrbios psicossomáticos da criança e com muita freqüência acaba sendo o fator de busca do tratamento homeopático (quando não antes do neurológico, psiquiátrico ou psicológico).

E na maior parte destes casos tratar a criança simplesmente não trará os resultados esperados sendo muito importante a orientação e conscientização dos pais para uma mudança imediata de atitude para com a criança.

Vamos tratar separadamente das principais causas de queixa referentes a criança de seu desenvolvimento.

Dra. Rosanny Beraldo Pimenta Kazmir